sábado, 2 de abril de 2011

Como surgiu o mito de que as loiras são burras?





Há quem diga que morenas inventaram esse estereótipo por pura inveja. Será? Após uma breve pesquisinha, descobri que esse mito tem origem no cinema. Marilyn Monroe deu o que falar com seus inúmeros papéis fúteis e encantadores. Apesar de ser naturalmente morena, a diva tingiu suas madeixas para interpretar o papel de Lorelei Lee, uma mulher que seduzia milionários e bem, escorregava em relação ao idioma. Porém esse mito hoje em dia é cultivado, em grande maioria, por homens.
Então eu, na minha pura inocência, me pergunto: É verdade que os homens preferem as loiras?
É, é verdade. De acordo com o antropólogo Renato da Silva Queiroz, aqui no Brasil nossa idéia de beleza ideal seriam as mulheres de pele clara e as loiras. Completa dizendo: "A lenda da loira burra seria, então, uma espécie de vingança das morenas"
Enfim, essa história de loira burra é mito. Um mito criado a partir de uma personagem fictícia do cinema. Fazer piadas sem malícia e preconceito não faz mal a ninguém, mas tudo tem limite! Se por acaso ser loira fosse tão ruim como várias mulheres e homens afirmam, por que a cada dia, tem meninas fazendo mechas e pintando o cabelo de loiro? É uma dúvida que fica no ar.

Fonte: SuperInteressante

E ai meninas, o que vocês acham disso? Loiras merecem esse estereótipo?
Obrigado por ler! E pra finalizar com chave de ouro, uma frase da musa:

“Não importa o que eu sou. O fato é que o nome do filme é ‘Os homens preferem as loiras’,e eu sou a loira”.  Marilyn Monroe

Sigam : @blogmakeitpop

Nenhum comentário:

Postar um comentário